Natal: evite problemas ao comprar os presentes

servidores públicos federais cartão de benefício
Servidores Públicos Federais terão direito ao Cartão de Benefício
9 de dezembro de 2022
representante legal atendem às necessidades de pessoas consideradas incapazes
Representante Legal, saiba como solicitar o Cartão de Crédito Consignado
23 de dezembro de 2022
Exibir tudo

Natal: evite problemas ao comprar os presentes

O período da Black Friday mal acabou e os brasileiros já têm outra preocupação pela frente. Daqui a alguns dias, você receberá pessoas ou irá a uma ceia para celebrar o Natal. Isso, por si só, já gera uma ansiedade. Entretanto, há outra questão que mexe conosco: como evitar dores de cabeça na hora de comprar os presentes?

Esse cuidado faz muito sentido. Afinal, há muita propaganda enganosa por aí. Aliás, essa foi a principal queixa dos clientes antes, durante e depois da Black Friday. 

Abaixo, você vê as quatro principais:

  1. Atraso ou não entrega do produto.
  2. Cancelamento do pedido (pela empresa) após a finalização da compra.
  3. Produto ou serviço entregue foi diferente do solicitado, ou incompleto ou com dano.
  4. O que foi oferecido estava indisponível, apesar da propaganda.

Dessa forma, você precisa se inspirar naquele ditado e gravar em sua mente: todo cuidado é pouco.

Continue a leitura desse texto para saber como fazer o Papai Noel chegar a tempo.

Leia mais
10 motivos para você ter um cartão de crédito consignado

e-Commerce lidera compras de Natal

Antes de tudo, vamos ser sinceros. Todos gostamos de dar e de receber presentes. Por isso, quando chega essa época do ano, abrimos o nosso coração (e nossa carteira) para dar o que há de melhor para quem mais amamos.

Ao mesmo tempo, queremos receber da melhor forma possível as pessoas para a ceia. Com isso, ficamos mais distraídos, porque são muitas pendências para resolver em pouco tempo.

Nesse sentido, será cada vez mais comum as pessoas fazerem compras online. Um estudo divulgado em novembro apontou que, para este natal, 65% dos brasileiros planejam fazer compras pelo smartphone.

Entretanto, é aí que mora o problema. Conforme o relatório Webshoppers, do renomado instituto de pesquisa Nielsen, metade dos brasileiros já foi vítima de alguma fraude no e-commerce.

Para evitar que você entre para essas estatísticas, preste atenção no próximo tópico desse texto.

Dicas para não cair em golpes neste Natal

Na abertura deste texto, você viu o comportamento do consumidor brasileiro. Talvez, até faça parte desse grupo. Então, chegou a hora de se prevenir.

Abaixo, separamos as dicas mais importantes da FEBRABAN, a Federação Brasileira dos Bancos. Elas são específicas para as lojas online.

Dica 01: Pesquise a reputação

Existem diversas formas de conhecer a reputação. Se for em um market place (muito comum em sites de varejistas), veja quantas estrelas recebeu. Dedique um tempo também para ler os comentários.

Outros sites, como o Reclame Aqui, ajudam a conhecer a confiabilidade da empresa em questão.

Dica 02: Não clique em links desconhecidos

Sabe aquela mensagem por SMS, e-mail ou WhatsApp com uma promoção incrível só para você? Cuidado! Pode ser golpe.

Verifique se você conhece o número de quem enviou. Se você desconhece, não clique.

Dica 03: Desconfie das formas de pagamento, ainda mais no Natal

Principalmente agora com o PIX, muitas lojas online oferecem descontos para esse tipo de compra. Afinal, o dinheiro cai na hora na conta.

Entretanto, pode ser golpe. Sempre desconfie quando existem poucas opções de pagamento.

Dica 04: O barato sai caro

Não vamos ser ingênuos. Todos gostamos de gastar menos com o presente. Mas, lembre-se do ditado: o barato costuma sair caro.

Assim, lembramos: tenha sempre um pé atrás com as promoções em que o valor divulgado é muito abaixo do valor real. É nesse momento de empolgação que os golpistas agem para coletar informações. 

Ou seja: podem usar os seus dados para fazer compras em seu nome.

Se, depois disso, você quiser seguir em frente, passe para o próximo tópico.

Fique por dentro
5 sinais que você precisa de um consignado

Cuidados com a forma de pagamento

Anteriormente, falamos sobre dicas na hora de fazer a sua compra online. Agora, chegou a vez de falarmos da parte mais importante: o cuidado na hora de efetuar o pagamento.

Primeiro, porque existem muitos sites falsos espalhados pela internet. Em segundo lugar, estamos com tão pouco tempo que deixamos de conferir alguns detalhes. E, o mais importante: golpistas não têm dó de suas vítimas.

Boleto

O primeiro passo é conferir o nome da empresa que aparece no documento. Se for diferente da marca ou da empresa, não pague.

PIX

O mesmo cuidado com o boleto deve ser na hora de pagar com o PIX. Antes de confirmar a transação, verifique se o nome é realmente o da empresa.

Tanto no boleto quanto por PIX, certifique se há o CNPJ da empresa. Uma consulta rápida pode ser feita aqui. Caso apareça nome de Pessoa Física, já sabe: não dê o ok.

Cartão de Crédito

Mesmo que seja considerada uma das formas mais seguras de compra, tenha bastante atenção. Antes de incluir os dados do cartão, verifique o endereço do site. Ele realmente é o da loja?

Só então confirme a compra.

Faltou dinheiro? Não se preocupe!

Porém, nem sempre a gente tem os recursos necessários para comprar o presente de Natal, não é mesmo? Entretanto, sempre existe solução.

Como você viu aqui, muitas medidas foram adotadas para facilitar sua vida. Por um lado, o Cartão de Crédito Consignado e o Cartão Benefício do INSS ampliaram sua margem consignável. Por outro lado, não há mais limite de contratos para solicitar um consignado. 

Conclusão: se você tem margem, pode ficar tranquilo. Os seus presentes de Natal estão garantidos.

Celebre o Natal do jeito que merece

Não perca a animação devido ao dinheiro. Se não tem o suficiente para fazer esse Natal valer à pena, você pode contar com a gente.

Mande agora uma mensagem para o nosso WhatsApp. Nossa equipe vai encontrar a solução que melhor se encaixa na sua necessidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *