10 dicas para economizar em 2022 sem deixar de aproveitar

Reajuste da Aposentadoria em 2022: saiba tudo sobre esse assunto
12 de dezembro de 2021
O que é o FGTS e como ter acesso a ele?
10 de fevereiro de 2022
Exibir tudo

10 dicas para economizar em 2022 sem deixar de aproveitar

Economizar dinheiro é certamente uma tarefa difícil para muitos brasileiros. Até porque vivemos numa sociedade capitalista e somos atingidos a todo momento por propagandas de marcas e empresas ávidas para que compremos seus produtos.

Aliás, ter controle sobre o próprio dinheiro é um dos princípios fundamentais da educação financeira. Além disso, essa é uma meta importante para milhares de pessoas, sobretudo no início do ano.

Muitos associam economia com privação de necessidades, o que não é verdade. Existem diversas estratégias de organização financeira que podem ser utilizadas para que você consiga lidar melhor com seu dinheiro, sem abrir mão das coisas que você gosta de fazer.

Então, para te ajudar, listamos nesse artigo algumas dicas incríveis para você economizar, sem deixar de aproveitar a vida!

Vamos lá?

 

Qual o cenário financeiro para o brasileiro em 2022?

A pandemia do coronavírus e a crise financeira ocasionada pela chegada da covid-19 impactaram diretamente no orçamento dos brasileiros nos últimos dois anos. Ademais, o desemprego em alta influenciou no poder de compra das pessoas e nas possibilidades de efetivar planos, como casar, viajar, fazer reformas, etc.

Vale salientar que o Brasil foi um dos países mais afetados da América Latina. A saber, o país fechou 2021 com uma inflação maior do que em 83% dos países e também teve a sua moeda desvalorizada, segundo dados do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).

Mas, mesmo com esses dados, o cenário é visto como positivo. Segundo especialistas, o segredo é encarar a inflação de frente e não se desesperar. Por esse motivo, o indicado é que as pessoas iniciem 2022 com as contas em dia e evite novos gastos desnecessários.

Sabemos que nem sempre é fácil economizar e guardar um dinheiro no final do mês, verdade? Dessa forma, é fundamental criar estratégias simples que possam melhorar a saúde financeira familiar e pessoal.

Mas por onde começar? Confira nos próximos tópicos como adquirir boas práticas financeiras e utilizar o seu dinheiro com sabedoria.

 

Porque é difícil guardar dinheiro?

Se você não consegue juntar dinheiro de forma alguma, é hora de rever os seus gastos. Isso porque o principal motivo para não conseguir economizar e ter uma graninha sobrando está nas compras por impulso.

Quase sempre utilizamos nosso dinheiro de forma equivocada ao adquirir produtos que não vamos utilizar. Aliás, é comum não fazer pesquisa de preço e comprar no primeiro lugar, sem ter critério algum sobre valores.

E em tempos de alta inflação, não podemos ser descuidados com o destino que damos para o nosso dinheiro, não é mesmo? Então, se você costuma gastar sem pensar muito, é importante que reveja a sua cultura de consumo.

Enfim, faça pesquisas, elabore listas de compras e compre apenas o necessário. Certamente essas ações vão te ajudar a economizar e direcionar melhor o seu consumo.

 

10 dicas para economizar dinheiro

Antes de tudo, é fundamental que você monte uma planilha e reveja os seus gastos. Insira o seu orçamento mensal e as suas dívidas. Reveja se é possível cortar alguns gastos ou reduzir o consumo de contas fixas, por exemplo. Certamente, com atitudes simples, será possível economizar bastante em 2022.

Confira as dicas!

 

#1 Utilize a regra dos 50-15-35

Possivelmente você já deve ter ouvido falar nessa regra. Ela divide a renda mensal em categorias como: gastos essenciais, estilo de vida e prioridade financeira.

Sendo assim, você deve incluir as despesas fixas nos 50% (aluguel, contas de água e luz, internet, etc), e destinar os 15% para quitar dívidas ou investir. Enfim, os outros 35% deverão ser direcionados a academia, restaurantes, hobbies, etc.

#2 Mude seus hábitos e gere economia

Diferente do que se acredita, não é necessário privar-se de diversão para economizar dinheiro. Porém, prefira alternativas mais baratas para o seu dia a dia.

Por exemplo, você pode evitar fazer passeios caros e optar por saídas ao parque ou à praia. Além disso, que tal evitar restaurantes caros e fazer um jantar romântico em casa? Ademais, cinemas também podem ser substituídos pelo filminho em casa. Sem dúvidas, existem diversas opções mais baratas e você não deixará de se divertir.

#3 Tenha objetivos e seja disciplinado

Aproveite esse início de ano para estabelecer metas, pois é através delas que você poderá chegar ao seu objetivo. Você pode estabelecer um valor para colocar na poupança ou até mesmo iniciar um investimento.

#4 Equilibre os gastos supérfluos

Abra a sua fatura de cartão de crédito e verifique quais são seus gastos que podem ser cortados. Porém, lembre-se da importância da flexibilidade nesse momento, ok?

#5 Tenha outras fontes de renda

Já pensou em ter um trabalho extra e conseguir um dinheiro a mais todo mês? Então, que tal aproveitar uma habilidade sua para começar? Você poderá vender doces, passear com cachorros no final de semana, dar aulas particulares, etc.

#6 Guarde dinheiro no início do mês

Pode parecer um pouco complicado, mas comece com um valor mais baixo e vá aumentando gradativamente. Então faça isso todo início de mês até isso se tornar um hábito.

#7 Utilize cartões de crédito sem anuidade

Hoje existem diversos cartões sem anuidade disponibilizados por fintechs em todo o país. Então, substitua o seu cartão com anuidade por um sem e veja a economia que terá.

#8 Pechinche sempre que possível

Pechinchar não é nenhuma vergonha e pode fazer você economizar bastante. Além disso, pesquise se o produto que você deseja está mais barato no site da loja do que presencialmente.

#9 Fique atento aos serviços de pagamentos

Outra alternativa é verificar se as empresas que você possui assinatura (internet, telefone) possuem combos. Além disso, busque informações sobre planos mais baratos, ou pagamentos anuais com desconto.

#10 Guarde qualquer grana extra

Já falamos sobre a importância de guardar dinheiro no início do mês, mas é importante que você tenha consciência sobre aquele valor que sobra ao final dele. Por exemplo, se você colocar 20 reais todo final de mês, ao final do ano terá um pouco mais que 240 e poderá utilizar essa graninha para comprar algo para você.

 

Tenha visão de futuro e economizar dinheiro

Agora que você já sabe como economizar sem deixar de se divertir, coloque em prática as dicas que demos nesse artigo nesse início de ano.

Mas se você sentir que precisa de um dinheiro extra para quitar as duas dívidas, realize o saque FGTS ou entre em contato com a CredExpress e solicite um empréstimo consignado. Certamente teremos as melhores condições para te ajudar nesse momento!

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.