Cheque especial: por que você deve ficar longe dele.

Últimos dias de IOF zero: o que isso impacta nos seus empréstimos?
23 de setembro de 2020
APROVADO margem 5% para Aposentados e Pensionistas do INSS
2 de outubro de 2020
Exibir tudo

Cheque especial: por que você deve ficar longe dele.

Quando o dinheiro acaba antes do final do mês, muitas pessoas acabam recorrendo ao cheque especial. Apesar de trazer alguns benefícios, ele pode ser um vilão se as contas não estiverem devidamente organizadas. Ou seja, o que seria uma vantagem acaba se tornando uma grande dor de cabeça.

A falta de planejamento financeiro é um dos principais motivos para que mais consumidores estejam em situação de endividamento e com nome sujo no SPC ou Serasa. Dívidas de cartão de crédito, empréstimos e financiamento podem se tornar uma bola de neve se não houver uma estratégia.

Se você estiver passando por essa fase, descubra os motivos que fazem o cheque especial não ser a melhor opção e algumas dicas de como fugir dele. Além disso, confira as vantagens do empréstimo consignado para quem está precisando se livrar das dívidas.

 

O que é cheque especial?

O cheque especial é um empréstimo mais prático, oferecido pelo banco diretamente na conta da pessoa. Ele possui algumas vantagens como a possibilidade de cobrir transações, mesmo que o cliente não tenha mais saldo.

Então, é possível pagar as dívidas através desse dinheiro extra. Ou seja, ele fica disponível de maneira pré-aprovada para uso imediato. Portanto, se houver alguma urgência, poderá utilizar até o limite.

No entanto, as facilidades de adquirir o crédito por meio do cheque especial possibilitam o endividamento. Isso porque essa modalidade é uma das que possuem os juros mais altos, podendo chegar a 305% ao ano. Ou seja, ao invés de te ajudar, ele poderá atrapalhar mais ainda financeiramente.

 

Dicas para não cair no cheque especial.

Agora você já sabe que o cheque especial não é uma boa opção por conta dos juros. Por isso, é importante que você tenha bastante cuidado e verifique a sua conta bancária para não cair em ciladas. Confira algumas dicas para você se planejar financeiramente e evitar se endividar mais ainda.

  • Organize-se

A primeira dica é que você tenha um planejamento financeiro. Muitas pessoas acabam contraindo mais dívidas porque não sabem para onde está indo o seu dinheiro. Por isso, faça uma planilha. 

  • Tenha um controle dos gastos

Você costuma anotar os seus ganhos e gastos? É fundamental que você organize as suas finanças para não se endividar. Essa tarefa pode parecer um pouco difícil no início, porém ter esse controle será importante para saber o que deve ser mantido ou eliminado do seu orçamento.

Hoje existe uma série de aplicativos de controle de gastos que podem inclusive ser integrados à sua conta. Você poderá categorizar e ver os itens que tem gastado com mais frequência. Certamente eles serão muito úteis nesse processo.

  • Troque suas dívidas

Se por acaso você cair no cheque especial, saiba qual o tamanho da dívida. Verifique com o banco as possibilidades de acordo e a redução das taxas para você quitar tudo.

Uma forma de se livrar de alguma dívida é trocá-la por outra menor. Ou seja, você poderá solicitar um empréstimo consignado e pagar tudo o que estiver devendo. Assim, você terá apenas uma parcela e colocará suas finanças em ordem.

  • Parcele as suas dívidas

Caso não consiga um empréstimo, tente pelo menos aumentar as parcelas das suas dívidas já existentes, ou então reduzir os juros. É muito importante que você admita que algo está acontecendo e procure amenizar a situação de todas as formas possíveis. 

  • Crie objetivos

Uma das melhores maneiras de aprender a cuidar das suas finanças é criar metas. Por isso, crie objetivos alcançáveis de curto, médio e longo prazo e destine seu dinheiro para coisas quantificáveis.

Por exemplo, digamos que você queira comprar um bem, fazer uma viagem ou apenas fazer a sua reserva de emergência. Que tal começar agora mesmo esse planejamento?

Então, separe parte do seu salário para alcançar os seus objetivos. Persevere e faça escolhas de acordo com as prioridades. É muito melhor ter dinheiro em mãos para resolver qualquer imprevisto do que cair no cheque especial. 

  • Utilize menos o cartão de crédito

O cartão de crédito pode ser necessário e bem vindo em alguns momentos, porém se não usado de forma consciente, ele pode ser um vilão tenebroso. Boa parte dos brasileiros têm dívidas de cartão e por esse motivo precisam solicitar o cheque especial, o que acaba piorando a sua saúde financeira.

Por isso, antes de utilizar esse objeto aparentemente inofensivo, pense se ele estará de fato te ajudando ou só aumentando as suas dívidas. 

  • Cancele o cheque especial

Essa dica poderia estar no topo dessa lista, porém essa decisão parece ser bastante radical. Certamente o cheque especial já te ajudou em algum momento da vida, e por isso te passou uma falsa impressão de que você tem um saldo extra disponível sempre que quiser.

Porém, esse dinheiro não pertence a você. Para evitar cair nessa, peça a redução do valor ou se não conseguir se controlar, cancele-o. Assim você não fará mais planos com ele.

 

Empréstimo consignado: porque essa é a melhor opção?

Considerando as características dos vários tipos de crédito existentes no mercado, o empréstimo consignado segue como a melhor opção para quitar dívidas. E quando se fala em quitar o cheque especial e cartão de crédito, ele é muito bem-vindo.

Essa tem sido uma das soluções encontradas pelos brasileiros que estão em busca da saúde financeira e equilíbrio. Isso porque os juros dessa modalidade costumam ser menores e as possibilidades de pagamento são muitas. Ele é essencial em casos de emergência. Ou seja, o cliente pode buscar a opção mais barata para ele e que esteja dentro das suas condições financeiras.

No entanto, tenha atenção, pois apenas algumas pessoas podem solicitar o consignado, que são os aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos, militares e trabalhadores de empresas privadas. Como o desconto da parcela é realizado na própria folha de pagamento, esses ainda são os perfis mais confiáveis para essa modalidade de empréstimo.

Está com dívidas do cheque especial e quer se livrar de todas elas? Então entre em contato com a CredExpress e descubra como solicitar um empréstimo consignado. Essa pode ser a solução para você reequilibrar o seu bolso. Vem com a gente!

 

Fale com um especialista da CredExpress para te ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *