Empréstimo Consignado INSS para Representante Legal: Tudo o que você precisa saber

Como funciona o Cartão de Benefício INSS e por que você deve solicitar o seu
11 de outubro de 2022
Veja todas as últimas novidades sobre o empréstimo consignado em 2022
28 de outubro de 2022
Exibir tudo

Empréstimo Consignado INSS para Representante Legal: Tudo o que você precisa saber

Um dos questionamentos mais comuns é: O representante legal pode solicitar crédito em nome do seu representado? A resposta para essa questão é sim, afinal, de acordo com a lei, ele tem um documento para representar outro cidadão.

Então siga acompanhando este artigo e entenda mais afundo como funciona a liberação de crédito para representante legal, para sanar todas as dúvidas que, talvez, estejam pairando em sua mente.

Tipos de representante legal

Há dois tipos de representantes legais. O primeiro é, de fato, o representante, que é uma pessoa designada para tratar dos interesses de outra, seja ela física ou jurídica. Esse documento é elaborado quando, por algum motivo, esse alguém não tem como responder por si mesmo.

O representante legal possui poderes como:

  • Assinar contrato;
  • Realizar empréstimos;
  • Receber salários;
  • Outros poderes designados em documento.

Lembrando que esse representante não precisa necessariamente ser alguém próximo ao representado.

Curador

Diferentemente do representante legal, o curador precisa ser alguém da família ou ter uma relação pessoal com o representado como, por exemplo, um noivo.

Segundo o Código Civil, o cônjuge é o curador natural da outra pessoa quando a mesma se encontra incapacitada. Porém, caso não seja casado, pais e mães são os próximos a serem considerados.

Liberação do empréstimo para representante legal

Em agosto de 2022 foi publicada a Instrução Normativa 136, ela altera algumas regras de solicitação de empréstimo por representante legal.

Resumidamente, as mudanças são:

  • Os representantes legais podem SIM contratar crédito consignado;
  • As instituições financeiras podem optar por conceder o crédito ou não;
  • As condições de contratação são as mesmas já vigentes para público Aposentado e Pensionista INSS.

Sempre será necessário que o representante legal esteja constando o nome junto ao INSS.

Menores ou tutelados podem ter representante legal para fazer empréstimo?

Sim, de acordo com a Instrução Normativa 136/2022, os menores de idade ou tutelados também podem obter empréstimos através do seu representante legal. Essa é uma facilidade que veio para somar na vida daqueles que tanto se dedicam a cuidar de seus pequenos.

Regras para fazer empréstimo por meio do representante

O crédito para representante legal segue as mesmas regras do crédito consignado, isso porque se enquadram na mesma modalidade. Então, permite-se comprometer até 35% da renda do beneficiário e mais 5% para cartão benefício. A taxa de juros para esse tipo de crédito não pode, por lei, ultrapassar 2,14% ao mês – porcentagem essa que que pode variar de acordo com a instituição financeira. O prazo para pagamento do valor é de até 84 vezes.

O valor é liberado na conta do beneficiário e não na conta do representante legal, o mesmo vale em caso de solicitação feita via cartão de crédito.

Apenas por meio da autorização judicial, como vimos acima, o representante legal pode solicitar o empréstimo. Precisamos lembrar que, cabe à instituição financeira aceitar ou não o pedido (isso está na lei).

E aqueles que estão cadastrados no sistema do INSS para receber o benefício, também podem solicitar o empréstimo?

Não, a pessoa autorizada a receber o benefício não apresenta diante da lei nenhuma representação legal pelo beneficiário. Afinal, ela é somente uma autorizada a receber o pagamento de quem está impossibilitado.

Por que os bancos podem negar o pedido de crédito?

Mesmo sendo um ato legal, algumas instituições financeiras não liberam o crédito ao representante, isso porquê muitos acreditam que essa não seria a vontade do real beneficiário.

Os bancos agem de forma a prevenir que essas pessoas não sejam lesadas financeiramente, sendo assim, é comum e legal que os bancos neguem o pedido de empréstimo do representante legal.

Na hora de fazer o seu empréstimo consignado, procure uma instituição financeira ou banco autorizado pelo Banco Central. Portanto, conte com a Credexpress, um marketplace com mais de 18 anos de história no mercado financeiro e com parceria com mais de 15 instituições.

Caso tenha mais dúvidas, você pode entrar em contato conosco direto pelo número 0800 729 2244 ou por mensagem no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *