Agências da Previdência Social retomam atendimento gradual a partir desta segunda-feira (14/09)

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Agências da Previdência Social retomam atendimento gradual a partir desta segunda-feira (14/09)

Após prorrogar por diversas vezes a reabertura, as Agências do INSS retomam o seu atendimento presencial a partir desta segunda-feira (14/09) de forma gradativa. Após mais de cinco meses de atendimento exclusivamente remoto, os segurados devem ficar atentos às mudanças para evitar sair de casa sem necessidade, respeitando os agendamentos e os novos horários de atendimento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) durante a pandemia.

Das 1.525 agências existentes, certa de mais de 600 agências retomam o atendimento presencial no país. Os locais indicados serão ainda vistoriados por uma comissão de médicos peritos da Subsecretaria de Perícia Médica Federal. Em breve o INSS irá divulgar quais serão as unidades que terão o atendimento retomado através do portal https://covid.inss.gov.br.

 

Como faço para ser atendido?

O atendimento ficará restrito das 7h às 13 horas em dias úteis. Os cidadãos e segurados do INSS só serão atendidos com data e horário marcado. Os casos serão priorizados, conforme o tipo de serviço e agendamento prévio feitos pelo Meu INSS (site e aplicativo) ou pelo telefone 135.

O agendamento dos serviços é gratuito e pode ser realizado tanto por quem já tem um benefício emitido, quanto por quem quer dar entrada no processo da aposentadoria, por exemplo. Segurados sem agendamento não serão atendidos nas agências, para evitar aglomerações, conforme determinações do Ministério da Saúde.

Neste momento, o atendimento presencial estará disponível para as solicitações consideradas as mais importantes, como:

  • perícia médica;
  • avaliação social;
  • cumprimento de exigência;
  • justificação administrativa;
  • reabilitação profissional.

Os serviços que não estarão disponíveis de forma presencial neste primeiro momento, continuam disponíveis pelos canais remotos, o Meu INSS (site e aplicativo) e telefone 135. Além disso, o regime de plantão para tirar dúvidas continua enquanto o atendimento presencial não for totalmente retomado, a fim de continuar prestando serviço de qualidade aos cidadãos que têm dúvidas em relação a serviços e benefício.

 

É seguro a reabertura do atendimento presencial?

Visando a segurança dos segurados e servidores, as agências, nesta fase da retomada gradual, atenderão abaixo da capacidade habitual. O INSS atenderá, nas agências, apenas a quantidade de segurados que respeitem o tamanho (metragem) das instalações, a fim de propiciar o distanciamento seguro entre as pessoas.

Durante o período de atendimento remoto, o INSS providenciou Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para que os servidores tenham segurança ao realizar o atendimento. Foram feitas compras de álcool em gel, máscaras e luvas. Outra novidade nas agências é a instalação de barreiras de acrílico nas mesas de atendimento, importante medida para evitar contato direto do servidor com o segurado. A medida, visa impedir contato direto e a possível disseminação do vírus através de gotículas de saliva.

Os mesmos protocolos rígidos de segurança foram adotados para a Perícia Médica Federal. Ao realizar o atendimento, os médicos estarão equipados com máscaras, luvas, avental e toucas. O uso da face shield (máscara de acrílico) também foi adotado, para aumentar a segurança dos segurados e dos profissionais da perícia médica.

Nas salas de espera, para respeitar o distanciamento, algumas cadeiras estarão interditadas e devidamente sinalizadas para que não sejam usadas. Profissionais da limpeza limparão cadeiras, corrimãos, portas, elevadores, chão e banheiros com maior frequência, a fim de manter o ambiente limpo ao longo de todo o expediente.

Bebedouros foram desativados e as lixeiras terão obrigatoriamente, tampa e pedal, para que não haja contato direto de servidores ou segurados com materiais descartados. A troca e a coleta do lixo também seguirão padrões rígidos de segurança recomendados pelo Ministério da Saúde.

Antes da entrada na agência, será feita triagem para confirmar se o segurado, de fato, está agendado para aquela unidade. Portanto, é indispensável a apresentação de um documento de identificação.

É obrigatório o uso de máscaras para acessar as agências, além da aferição da temperatura corporal. Este procedimento será feito na porta da unidade, por um servidor que portará termômetro infravermelho. O segurado que estiver agendado, e eventualmente chegar à agência sem máscara, receberá uma máscara descartável para que possa acessar as dependências do INSS.

 

Algumas outras dicas importantes:

Se conseguir comparecer a Agência do INSS desacompanhado melhor, afinal, as agências deverão respeitar um limite de pessoas no atendimento. Caso necessite de acompanhante ou não tenha com quem deixar crianças, os mesmos poderão acessar as agências. Vale lembrar que o uso da máscara é indispensável.

E zelando pela sua segurança e dos demais, se mesmo com agendamento o beneficiário apresentar algum sintoma da Covid-19, a orientação é não comparecer à agência do INSS e procurar atendimento médico. Desta forma, será necessário proceder com o reagendamento para o serviço, tão logo passe o período de repouso ou isolamento recomendado pelo serviço médico.

 

A melhor forma ainda é o atendimento remoto

 O atendimento remoto via Meu INSS ou central 135 permanecem funcionando.

O Meu INSS é uma ferramenta criada para dar maior facilidade à vida do cidadão. Pode ser acessada pela internet do seu computador ou pelo seu próprio telefone celular (Android e IOS).

No Meu INSS você pode solicitar diversos serviços e benefícios sem sair de casa. E pode até enviar sua documentação digitalizada (escaneada) ou fotografada (por meio de foto tirada pelo celular). Após realizar a solicitação, você pode acompanhar, com o número do protocolo de requerimento, o andamento do pedido pelo Meu INSS ou telefone 135.

Veja alguns serviços que podem ser solicitados diretamente pelo Meu INSS:

  • Aposentadoria por Idade
  • Aposentadoria por tempo de contribuição
  • Salário maternidade
  • Pensão por morte
  • Auxílio-doença
  • Seguro Desemprego do Pescador Artesanal
  • Benefícios Assistenciais
  • Certidão de tempo de contribuição
  • Alterar local ou forma de pagamento
  • Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal
  • Solicitar pagamento de benefício não recebido
  • Recurso e revisão

São mais de 90 serviços que você pode solicitador sem sair de casa.

Meu INSS: o guia completo [2020]

Além disso, a Exigência Expressa, apelidado de “Drive-Thru” do INSS é outra facilidade colocada a disposição dos cidadãos. O modelo criado permite que documentos sejam entregues em agências pré-determinadas.

A ideia é dar mais uma opção para quem, porventura, não conseguiu anexar os documentos comprobatórios solicitados pela internet.

A não apresentação de documentos pessoais ou trabalhistas, assim como a falta de cumprimento de qualquer pré-requisito pode levar ao indeferimento do pedido do benefício.

 Saiba como resolver exigências pelo ‘Drive Thru’ do INSS

 

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