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Por que minha solicitação de empréstimo não foi aprovada?

Existem muitas razões para que a sua solicitação de empréstimo não tenha sido aprovada. Por isso, não se desespere! A CredExpress reuniu os principais motivos para que você possa ficar ciente, resolver o problema e conseguir adquirir o tão sonhado crédito. Confira!

Assinatura divergente

No banco, é feita uma análise antifraude: procedimento que consiste em examinar as assinaturas do cliente. Em alguns casos, o cliente pode não ter assinado exatamente da mesma forma que o documento de identificação. Isso, infelizmente, gera reprovação.

Indisponibilidade de valores de acordo com o público/perfil do cliente

Existem dois perfis específicos de cliente: o público para o empréstimo consignado e o do não-consignado. No primeiro caso, seu crédito pode ter sido reprovado por não existe margem livre ou renegociações possíveis.

Já para o empréstimo pessoal não consignado, a reprovação pode significar que cliente não atenda as regras da instituição financeira – com base em sua renda ou a impossibilidade de comprova-la. Nesse caso, é necessário aplicar uma análise interna para avaliar se o cliente honrará suas parcelas e não haverá inadimplência.

Documento pessoal faltante ou com divergência

Cada instituição e tipo de produto exige uma documentação específica para aprovação. Documentos com dados divergentes entre si, a falta deles ou mesmo a sua desatualização acarretam em reprovação.

Nome inscrito em órgãos de restrição de crédito

Algumas modalidades de crédito são condicionadas à consulta do CPF do cliente no SPC e Serasa. No que diz respeito ao crédito consignado, não é feita essa análise. Com exceção do empréstimo no Cartão de Crédito Convencional, para todos os demais produtos de crédito pessoal não consignado que a CredExpress oferece é feita a consulta. Caso exista restrição, o crédito também pode ser reprovado.

Análises internas de crédito em histórico de instituições financeiras

O banco pode usar como critério de reprovação o histórico desfavorável do cliente. Entram nessa análise potenciais processos judiciais com alguma instituição financeira ou casos de inadimplência, mesmo que sem inscrição do CPF em órgãos restritivos de crédito.

Idade fora do limite operacional permitido pelas regras do banco

Cada banco tem regras internas de idade relacionada à espécie de benefício (em casos de crédito consignado) e valores liberados – ou seja, idades mínimas e máxima permitidas para a contratação. Isso implicará na aprovação ou não do empréstimo.

Contato telefônico de insucesso do banco com o cliente

Em algumas modalidades de empréstimo, determinadas instituições têm como etapa fundamental a confirmação de dados pessoais e do crédito contratado diretamente com o cliente. A instituição financeira faz algumas tentativas de contato e, caso não obtenha sucesso, a proposta pode ser reprovada.

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