O retorno presencial gradual das agências da Previdência Social foi adiado mais uma vez para 24 de agosto conforme a Portaria Conjunta nº 36 da Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Desde o início da pandemia de coronavírus, o calendário da Previdência Social vem sofrendo alterações constantes devido o fechamento de suas Agências para atendimento dos requerimentos que são presenciais. Até dia 21 de agosto o atendimento continua exclusivo por meio dos canais remotos via portal do Meu INSS e Central 135.
Neste primeiro momento, o tempo de funcionamento das agências será parcial, com seis horas contínuas, e atendimento exclusivo somente as segurados e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos, como os agendados pelo canal 135 ou Meu INSS.
Está previsto também a retomada dos requerimentos que não são possíveis de serem feitos remotamente como por exemplo a perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa, reabilitação profissional, justificação judicial e atendimento relacionado ao monitoramento operacional de benefícios.
Cada unidade da Previdência Social do INSS deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva. Portanto, as unidades que não reunirem as condições necessárias básicas e seguras para atender o cidadão continuarão em regime de plantão reduzido.
Por meio do serviço, segurados e cidadãos em geral podem conversar com a assistente virtual e tirar dúvidas sobre perícia médica, extratos, certidões e declarações, entre outros benefícios e serviços do órgão.
A pandemia ampliou os requerimentos que podem ser feitos remotamente principalmente via Meu INSS, como por exemplo, solicitação de aposentadoria, revisão de benefícios, alterações cadastrais, informações de empréstimo e procuração.
Veja abaixo alguns dos requerimentos disponíveis:
Além disso, o INSS lançou sua assistente virtual Helô. Por meio do chat, segurados e cidadãos em geral podem conversar com a assistente virtual e tirar dúvidas sobre perícia médica, extratos, certidões e declarações, entre outros benefícios e serviços do órgão.