PROTEJA-SE: Pandemia e o aumento de golpes na internet

Até quando vai a suspensão da prova de vida INSS?
3 de junho de 2020
Era digital e contratação online do seu Empréstimo Consignado
5 de junho de 2020
Exibir tudo

PROTEJA-SE: Pandemia e o aumento de golpes na internet

Não é apenas o novo coronavírus que tem sido prejudicial durante a pandemia. Com as pessoas mais tempo em casa e ainda mais conectadas na internet, uma nova ameaça se propaga nos subterrâneos do mundo virtual e se aproveita do medo para atacar, disfarçado de propostas milagrosas ou soluções muito vantajosas.

Essa epidemia de oportunismo tem pego de surpresa muita gente, inclusive Aposentados, Pensionistas e Servidores Públicos na internet. E assim como lavar as mãos para conter a doença (COVID-19), evitar acessar sites desconhecidos – não oficiais – e, também, o contato com links de mensagens suspeitas é o principal remédio para barrar a evolução desse ataque virtual. Desconfie sempre e se mantenha informado, com notícias de fontes confiáveis.

Reportagem do jornal O Globo mostrou que em apenas dez dias, mais de um milhão de usuários acessaram links relacionados a golpes, segundo a empresa de segurança digital PSafe. Até mesmo o titular da Delegacia de Crimes Cibernéticos do Espírito Santo foi alvo. Pelo WhatsApp, o delegado Breno Andrade recebeu uma proposta de bônus extra de internet. A mensagem, sem foto alguma, afirmava que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estaria oferecendo o acréscimo, sendo que essa não é nem mesmo uma atribuição do órgão regulador.

 

Golpes envolvendo empréstimo

Sites falsos e anúncios digitais com ofertas de crédito prometendo dinheiro emprestado com juros super baixos – até mesmo sem juros – e, exigindo depósito antecipado para liberação do recurso é uma das formas que golpistas vem atuando na internet. A pessoa clica em um anúncio ou em um site fake que encontrou via sites de busca e entra em contato com o suposto “financiador” via WhatsApp. Muitos casos, a pessoa busca o crédito para solucionar alguma outra dívida que possui. O que acontece é que depois de o depósito ser feito, ou o golpista acaba sumindo da conversa ou envia um outro boleto, com um novo valor, informando que este novo documento também é parte que precisa ser paga para poder liberar o crédito solicitado.

Uma nova prática, também ligada a empréstimo, e que está atingindo em cheio o público do crédito consignado, aquele descontado em folha ou benefício para Aposentados, Pensionistas e Servidores Públicos, é o golpe do boleto para liquidação antecipada do empréstimo. Sites fakes criados por golpistas negociam o boleto para quitação antecipada ou parcial de empréstimos contraídos principalmente de bancos ligados a crédito pessoal consignado. O cliente não percebendo que clicou, através dos sites de busca, em um site não oficial do banco, acaba negociando via WhatsApp e caindo no golpe. O golpista emite um boleto falso, montado e muito semelhante ao boleto oficial do banco. O que acontece é que esse documento não liquida empréstimo algum, e sim, efetua um depósito do valor do boleto pago em uma conta corrente do fraudador. Essa forma de depósito é muito adotada em contas digitais.

Assista reportagem exclusiva onde alertamos sobre o golpe na NSC TV Criciúma, afiliada Rede Globo.

Aposentados e Pensionistas são geralmente pessoas idosas, com pouco ou nenhum conhecimento sobre os perigos da internet, e por isso, estão sendo alvo destes aproveitadores, explorando o momento.

A cautela do usuário é a única arma contra esses aproveitadores que não poupam nem mesmo grandes tragédias como as que estamos vivendo. Até a cura da COVID-19 vem sendo comercializada abertamente na internet. Somente com a informação é possível apurar o faro contra essas artimanhas. Quanto menos cautela, mais espaços para os golpes.

 

Dicas de como identificar um boleto falso

Algumas dicas podem lhe auxiliar a identificar um boleto falso:

  • Sempre no campo de Informações do boleto emitido é discriminado a finalidade do pagamento daquele documento. Se for um empréstimo consignado, geralmente vai aparecer o número do contrato e a quantidade de parcelas que estão sendo liquidadas
  • Preste atenção se o documento apresenta alguma falha visual visível. Exemplo: logo da instituição fora do padrão do documento
  • No ato do pagamento, antes de confirmar, verifique o nome de quem receberá o valor. Ele deve ser o mesmo da instituição que deseja pagar
  • Se você está liquidando um empréstimo, geralmente, o código do banco que está impresso no boleto (três primeiros números do código de barras) é o mesmo do que receberá o valor. Confirme.
  • Desconfie sempre de propostas milagrosas

Não quite e nem passe seus dados se não tiver certeza que está em um canal oficial.

Nós da CredExpress Empréstimos nos colocamos a disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre o assunto.

 

Precisando contratar um consignado?

Nós da CredExpress Empréstimos podemos te ajudar a contratar seu crédito consignado de maneira fácil, segura e 100% online. Compare com nossos especialistas as propostas de empréstimo de diferentes bancos e escolha a que é melhor para você.

 Simular meu consignado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *