Tudo sobre a Antecipação Saque Aniversário FGTS
5 de julho de 2021
5 sinais que você precisa de um consignado
1 de setembro de 2021
Exibir tudo

Como manter a saúde mental após os 60 anos.

Manter o equilíbrio entre saúde mental e física após os 60 anos é um desafio para muitas pessoas. Isso porque é nessa fase da vida que aparecem determinadas doenças crônicas e degenerativas, que acometem quase todo idoso.

Além disso, o processo de envelhecimento provoca mudanças no corpo e na mente, como falta de energia e esquecimentos. Além disso, o tempo ocioso pode causar doenças como depressão e ansiedade.

Então, o que fazer para continuar ativo e bem não só fisicamente, como psicologicamente nesse período da vida? O indicado é que essa pessoa não pare de se movimentar, que tenha atividades, hobbies e mantenha uma rotina saudável.

A CredExpress preparou nesse artigo algumas dicas interessantes sobre como manter a saúde mental após os 60 anos. Conheça algumas práticas comuns que podem ajudar a prevenir doenças e aumentar a longevidade do idoso.

Saúde mental após os 60 anos: transforme seus hábitos de vida

Ter 60 anos não é mais sinônimo de velhice e incapacidade. Além disso, se aposentar não significa que você deva “pendurar as chuteiras”, como diz o ditado popular. Porém, para chegar nessa idade com saúde, é fundamental tomar uma série de cuidados, começando com a mente.

Mas como mudar os hábitos e colocar em prática atitudes que promovam o bem estar? Primeiramente, devemos acabar com a falácia de que pessoas com mais de 60 anos são ranzinzas, teimosas e “gagás”. Esses estereótipos eram associados a pessoas idosas, que não trabalhavam mais ou realizavam qualquer atividade.

Por conta do avanço da medicina e das técnicas de autocuidado promovidas atualmente, a expectativa de vida da população aumentou. A média brasileira é de 74,8 anos, ou seja, é possível viver mais tempo, se o idoso levar uma vida saudável.

Logicamente, essas pessoas possuem sim necessidades especiais em relação a alimentação, reposição de vitaminas e prática de exercícios físicos. Porém, ter um bom convívio social e manter atividades intelectuais também devem ser mantidos na rotina do idoso.

Saiba a seguir 10 dicas fundamentais para ter uma boa saúde mental na terceira idade e viver cada vez mais tempo.

09 dicas de como manter a saúde mental e física após os 60 anos

O segredo da longevidade é garantir um equilíbrio entre o corpo e a mente. Você quer saber como manter a saúde mental na terceira idade? Listamos tudo o que você precisa saber para chegar nessa fase da vida com pensamentos lúcidos e aproveitar tudo o que a vida tem para oferecer.

Faça atividades físicas

Praticar exercícios físicos todos os dias é fundamental para manter a mente em equilíbrio. Por esse motivo, escolha uma atividade prazerosa que você goste bastante e tente praticar pelo menos 30 minutos diariamente. Além de se divertir, seu corpo começará a produzir hormônios do prazer, que são ótimos para o humor.

Beba bastante água

Beber 2 litros de água é o indicado por muitos médicos para manter a saúde do corpo. Porém, a água é importante não só para o corpo como para a mente também.

Além disso, você pode investir em sucos de fruta para manter o corpo e a mente funcionando bem. Mas evite os refrigerantes e sucos muito açucarados e industrializados, ok?

Vale salientar que o consumo de bebida alcoólica deve ser evitado. Além disso, fumar também prejudica no desempenho durante os exercícios, então pare imediatamente.

Reduza o sal

O abuso no uso do sal é um dos principais causadores de problemas de saúde, sobretudo no coração. Idosos também são propensos a terem problemas de hipertensão por conta disso.

Então retire o saleiro da mesa e aposte nos temperos naturais. O alho, a cebola, o cheiro verde e as ervas frescas são ótimos aliados para quem deseja uma comida bem temperada e com sabor. Sua saúde física e mental irão agradecer.

Evite comidas industrializadas

As comidas industrializadas são em geral péssimas pro nosso corpo. Mas não se preocupe em cortar 100% desses alimentos. Por isso, o ideal é que o idoso consuma apenas uma porção por dia deles. Prefira sempre alimentos preparados em casa.

Tenha uma alimentação balanceada

Ingerir alimentos naturais é ótimo em qualquer fase da vida para que o corpo e a mente funcionem bem. Mas depois dos 60, isso é mais importante ainda. Então aposte no famoso feijão com arroz na alimentação. Legumes, verduras e frutas também são bem vindos.

Dê preferência aos óleos vegetais e azeites na preparação dos alimentos. Além disso, coma mais grelhados, cozidos, assados e ensopados. Além disso, tudo o que for frito deve ser evitado.

Tome cuidado com a ociosidade

É muito comum ver idosos ociosos, sobretudo após se aposentarem. Alguns ficam sem nenhuma atividade e por esse motivo acabam ficando depressivos ou ansiosos. Por isso, é muito importante que o idoso se mantenha ativo sempre que possível. Ter uma atividade é fundamental para que eles se sintam motivados e com a mente sadia.

Tenha hobbies e atividades lúdicas

E por falar em atividades, é fundamental escolher um hobby para ocupar a mente. Hoje existem diversas formas de ocupar a mente. Palavras-cruzadas, jogos de tabuleiro ou qualquer outro jogo são ótimas opções para idosos que desejam iniciar uma atividade lúdica.

Programe sua vida de aposentado

Antes mesmo de se aposentar, é muito importante que a pessoa esteja preparada para esse momento da vida. Ter uma reserva financeira é fundamental e traz mais conforto e estabilidade para o idoso. Então, tenha isso em mente e comece a guardar dinheiro o quanto antes.

Tenha Sonhos

Sabe aquele sonho engavetado há muitos anos que não virou realidade por falta de tempo ou dinheiro? Quem sabe esse seja o momento certo para dar o pontapé inicial nele? Essa é a melhor fase para arriscar e começar aquele curso universitário, um empreendimento ou fazer uma viagem especial?

Qualquer que seja a sua vontade, a CredExpress está pronta para te ajudar! Por isso, disponibilizamos empréstimos com condições especiais para pensionistas e aposentados que estão em busca da concretização dos seus sonhos.

Então entre em contato com conheças as possibilidades do crédito consignado, crédito pessoal, entre outras opções. Certamente conseguiremos te ajudar a conquistar os seus maiores sonhos aos 60 anos.

Gostou? Então fique por dentro das novidades da CredExpress e as possibilidades de empréstimo disponíveis para você. Caso esteja em dúvidas sobre esse assunto, entre em contato e saiba mais.

 

Quer saber mais?

Chama a gente e nós te ajudamos: bit.ly/dincred

Simule grátis em simular.credexpress.com.br

Credexpress – Feita para você. Feita para todos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *