Retorno gradual do atendimento presencial nas Agências da Previdência Social (INSS) retorna no dia 03 de agosto

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Retorno gradual do atendimento presencial nas Agências da Previdência Social (INSS) retorna no dia 03 de agosto

Se você é beneficiário do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, e precisa de atendimento presencial em uma Agência da Previdência Social saiba que o atendimento continuará 100% remoto até dia 03 de agosto, data em que o atendimento presencial começará a acontecer de forma gradual.

A orientação para a retomada das atividades nas agências do INSS foi confirmada na quarta-feira (08/07) através da publicação no Diário Oficial da União, da Portaria Conjunta nº 27 que estabelece os critérios para a reabertura do atendimento presencial de maneira segura.

O atendimento deve ser agendado pelos canais remotos (Meu INSS ou 135) e no momento, é exclusivo aos segurados e beneficiários do INSS. Os serviços que não puderem ser agendados, neste primeiro momento, devem continuar sendo feitos pelos canais remotos. Já serviços como, por exemplo, realização de perícias médicas, avaliação social e reabilitação profissional serão retomados nas Agências.

Estão aptas a voltar a funcionar, 753 agências segundo estudos feitos pelo INSS, o que representa 70% da capacidade de atendimento do Instituto. As unidades que não reunirem as condições necessárias para atender o cidadão de forma segura continuarão em regime de plantão reduzido.

O horário de funcionamento das agências também muda temporariamente para seis horas contínuas por dia. O INSS irá disponibilizar um painel eletrônico contendo informações sobre o funcionamento das agências da Previdência Social, os serviços oferecidos e o horário de funcionamento.

 

Medidas de Segurança

O retorno presencial deve considerar as especificidades de cada agência, segundo o que definiu a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (Seprt) do Ministério da Economia (ME) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e devem garantir a preservação da saúde e a vida das pessoas, e claro, a segurança sanitária dos servidores, dos contratados e dos usuários dos serviços.

A organização e verificação das condições de funcionamento de cada agência ficará de responsabilidade das superintendências regionais do INSS que deverão adotar as seguintes medidas:

  1. fornecimento e instalação de equipamentos de proteção individual e coletiva contra a disseminação da covid-19;
  2. acesso controlado ao interior das agências, que ficará restrito aos servidores e contratados, e aos usuários com prévio agendamento para atendimento presencial;
  3. adequação dos espaços, mobiliários e sinalização das agências, de modo a permitir o adequado distanciamento social e limite máximo de pessoas no mesmo ambiente, de acordo com suas dimensões; e
  4. limpeza e desinfecção, realizados periodicamente ao longo do expediente, em especial nos ambientes de uso comum e nos consultórios destinados à avaliação médico-pericial.

 

Serviços Remotos

Muitos requerimentos podem ser feitos de maneira remota através do portal Meu INSS, como solicitação de aposentadoria, revisão de benefícios, alterações cadastrais, informações de empréstimo e procuração.

Veja abaixo alguns dos requerimentos disponíveis:

  • Pedido de Aposentadorias e CTC e Pecúlio
  • Atualização de Cadastro e Atividade
  • Atualizações para Manutenção do Benefício e outros Serviços como: alterar local ou forma de pagamento, atualização de dados do benefício, atualização de dados do imposto de renda direto na fonte, entre outros
  • Benefício por Incapacidade
  • Desbloqueio/Bloqueio do Benefício para Empréstimo Consignado
  • Recursos e Revisões
  • Entre outros.

Para saber todos os requerimentos possíveis via Meu INSS com atendimento a distância basta fazer seu login no Portal e abrir um novo requerimento.

Na tela Inicial clique em Agendamentos/Solicitações:

 

Em seguida, procure no canto inferior direito a opção Novo Requerimento:

 

Faça uma busca pela solicitação que deseja e clique na opção escolhida.

 

Prossiga até seu Requerimento for solicitado com sucesso.

 

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