Quitação Antecipada do Empréstimo Consignado: como funciona e quais as vantagens?

Passo a Passo prova de vida digital INSS
21 de agosto de 2020
14 motivos que tornam o empréstimo consignado a melhor opção de crédito pessoal
28 de agosto de 2020
Exibir tudo

Quitação Antecipada do Empréstimo Consignado: como funciona e quais as vantagens?

Realizar a quitação antecipada de um empréstimo consignado tornou-se muito mais fácil do que se pensa. Além de reduzir o tempo da dívida, o consumidor ainda consegue outros benefícios, como desconto nos juros e nas parcelas que iriam vencer.

A chamada liquidação antecipada é perfeita para quem deseja ajustar sua vida financeira, só que num tempo menor. Isso traz um alívio enorme sobretudo para aqueles que não veem o dinheiro sobrar no final do mês. Então, saiba como isso é possível e o que é mais recomendado.

 

O que é a quitação antecipada?

A quitação antecipada é o pagamento das parcelas do seu empréstimo ou financiamento, antes que elas vençam. A quitação pode ser feita de forma parcial ou total.

A liquidação acontece quando o saldo devedor que está em aberto é pago. Mas a dúvida que fica é: qual o processo para pagar antecipadamente?

 

Como liquidar o empréstimo ou financiamento antes do prazo?

Inicialmente, o cliente deverá buscar a instituição financeira que possui a dívida e pedir para visualizar o débito. Este documento geralmente possui dados de pagamento como os valores pagos, quantidade remanescente das parcelas, taxas de juros, e claro, o valor atualizado para liquidação de cada parcela faltante.

Dica: se você já sabe o que deseja liquidar, seja direto e solicite o montante que deseja liquidar, assim você não precisa esperar esse documento com toda a relação da sua dívida.

Com o documento em mãos, é hora de fazer as contas e liquidar total ou parcial as parcelas que desejar. Saiba que, em caso de liquidação nenhuma taxa adicional deve ser cobrada, de acordo com a Resolução 3.516/2007 do Banco Central.

Durante esse processo, tome cuidado com as fraudes. Leia o conteúdo que preparamos: como proteger-se de fraudes

 

Quitação antecipada do contrato do Empréstimo Consignado, é possível?

Sim, o empréstimo consignado pode ser pago antecipadamente. A quitação antecipada aplica-se a qualquer tipo de contrato de empréstimo: Consignados do INSS, Consignados para Servidores Públicos e Consignados para o Setor Privado.

 

Mas quitar empréstimo consignado antecipado tem desconto?

Em relação a quitação antecipada, o próprio Código de Defesa do Consumidor assegura os descontos nos juros além de outros encargos financeiros. Segundo o artigo 52 do CDC, a redução proporcional dos juros e demais acréscimos são assegurados na quitação antecipada total ou parcial.

 

Qual o melhor momento para antecipar as parcelas do meu empréstimo consignado?

A liquidação antecipada é ideal para aquele cliente que conseguiu poupar e está com um valor alto em mãos. Além disso, esse consumidor ainda irá liberar o limite do crédito e a sua margem consignável. Caso não exista esse dinheiro extra, a pessoa ainda poderá solicitar uma renegociação da dívida ou um refinanciamento.

Leia tambémTaxa CET: o que é e como calcular?

 

Independente do valor que o cliente vá antecipar, ter menos juros para pagar e quitar tudo em menos tempo já é uma grande vantagem. Portanto, avalie se essa decisão é a mais assertiva e se vale a pena pagar tudo antes do prazo.

 

Precisa fazer um empréstimo consignado?

A CredExpress pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando. Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Há 16 anos, somos especialistas em crédito consignado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *