Novos beneficiários do INSS já podem solicitar empréstimo consignado em menos tempo após a concessão

Como desbloquear ou bloquear o benefício do INSS para empréstimo consignado?
27 de julho de 2020
TAXA CET: o que é e como calcular?
3 de agosto de 2020
Exibir tudo

Novos beneficiários do INSS já podem solicitar empréstimo consignado em menos tempo após a concessão

Já está valendo o novo prazo de 30 dias após a data de concessão do benefício para que Aposentados e Pensionistas do INSS possam ter acesso as modalidades de crédito consignado: empréstimo e cartão de crédito.

A alteração de 90 dias para 30 dias faz parte de um pacote de alterações recomendadas na última reunião da CNPS (Conselho Nacional da Previdência Social) no dia 17 de julho, e que posteriormente foram aceitas pela Previdência Social através da publicação em Diário Oficial da União da Instrução Normativa nº 107.

A Instrução alterou também o limite máximo do cartão de crédito consignado de 1,4x para 1,6x o valor do benefício, e permitiu que os Bancos apliquem carência de até 90 dias para pagar a primeira parcela do empréstimo consignado. Desde o início da pandemia do novo coronavírus, estas e outras medidas vem sendo implementadas pelo Governo com o intuito de facilitar o acesso ao crédito e melhorar as condições de taxa e parcelamento.

Saiba o que mudou no empréstimo consignado INSS com a pandemia

As medidas entraram em vigor desde a última segunda-feira (27) e devem vigorar até 31 de dezembro de 2020, data prevista para o fim do estado de calamidade pública vigente.

Apesar de vigentes desde o dia 27, os recém Aposentados e Pensionistas do INSS só conseguiram desbloquear seus benefícios para Empréstimo Consignado na última sexta-feira, dia 31 de julho.

Para entender melhor, os novos beneficiários vêm com seus benefícios bloqueados para empréstimo consignado e cartão de crédito consignado desde a publicação da IN100, e por isso, após passado o prazo estabelecido contado da data da concessão – que agora passou a ser 30 dias – é necessário fazer o desbloqueio para aprovação de empréstimo ou cartão de crédito consignado.

 

Como desbloquear o benefício?

O ato de bloquear ou desbloquear o benefício para consignações não é uma exclusividade apenas dos novos entrantes. A medida já é conhecida dos beneficiários que podem a qualquer momento realizar esse procedimento. O mesmo é feito de forma 100% remota através do portal Meu INSS ou pelo aplicativo no celular.

Veja o passo a passo de como realizar o desbloqueio ou bloqueio do seu benefício para crédito consignado

O crédito consignado é hoje uma das modalidades de empréstimo pessoal com as menores taxas de juros do mercado. Além disso, conta com facilidades na hora da contratação não vistas em outras linhas de crédito, como não consulta de SPC ou Serasa, não necessidade de avalista e a possibilidade de ser contratado pela tela do seu celular.

Curioso para entender melhor como funciona o crédito consignado? Clique aqui e leia nosso artigo exclusivo sobre o assunto

 

Como calcular o prazo de 30 dias?

Para saber a data correta da concessão do seu benefício previdenciário e poder saber se já pode desbloqueá-lo, basta acessar o Meu INSS e gerar a sua Carta de Concessão. Além de conter a data que foi aprovado e despachado o benefício, o serviço permite ao cidadão acesso a forma de cálculo do valor do seu benefício e informações relativas ao valor e o banco responsável pelo pagamento.

 

O desbloqueio agora passa a ser permitido após 30 dias. Por isso, é importante saber que você só poderá fazer o pedido via portal no 31º dia da data da concessão, ou seja, um dia após completar o prazo.

Veja alguns exemplos:

Entenda melhor as alterações da Instrução Normativa 107

 

Precisando contratar um consignado?

Nós da CredExpress Empréstimos somos correspondentes bancários de diversas instituições financeiras que operam com o crédito consignado para diversos órgãos do país.

Nós podemos te ajudar a contratar seu crédito consignado de maneira fácil, segura e 100% online.

Compare agora com nossos especialistas as propostas de empréstimo de diferentes bancos e escolha a que é melhor para você.

Simular meu consignado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *