Como desbloquear ou bloquear o benefício do INSS para empréstimo consignado?

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Como desbloquear ou bloquear o benefício do INSS para empréstimo consignado?

[Se preferir, faça download aqui do Manual de Desbloqueio para Empréstimo fornecido pelo Banco Pan, atualizado em 07/2020 e classificação pública.]

Para que Aposentados e Pensionistas do INSS possam contratar crédito consignado, seja empréstimo ou cartão de crédito, é necessário que seus benefícios estejam desbloqueados para a aprovação do consignado.

O bloqueio também é possível e é uma alternativa para quem não deseja realizar nenhuma operação de crédito consignado em curto prazo. Novos aposentados e pensionistas também permanecem bloqueados para contratação de crédito consignado durante o período de 30 dias da data da concessão.

A ação de bloquear ou desbloquear o benefício é uma alternativa eficiente para que Aposentados e Pensionistas do INSS fiquem seguros contra a ação de fraudadores que utilizam de documentos falsos para contratação de consignado, em especial aos que recebem pela modalidade de cartão magnético. Caso alguma operação de consignado seja enviada para aprovação da Previdência, e o benefício esteja bloqueado, será imediatamente negado.

O bloqueio ou desbloqueio do benefício para empréstimo consignado pode acontecer por 3 motivos:

  • Por iniciativa do próprio beneficiário. O benefício permanece bloqueado ou desbloqueado até que o segurado abra uma nova solicitação
  • Pelo prazo da concessão: hoje o beneficiário do INSS que têm sua aposentadoria ou pensão aprovada fica com o seu benefício bloqueado para consignado pelo período de 30 dias (conforme a última Instrução Normativa IN107) da data de despacho do benefício. Ou seja, novos beneficiários do INSS só podem contratar uma operação de empréstimo ou cartão de crédito consignado após os 30 dias da data da concessão
  • Na transferência do benefício de uma Unidade da Agência da Previdência Social INSS para outra. Essa é uma possibilidade que o beneficiário tem de alterar a agência do INSS responsável pelo seu benefício, decidindo qual unidade de atendimento é mais conveniente para ele quando precisar alterar seus dados cadastrais ou tratar de assuntos relacionados ao seu benefício. Bloqueado por 60 dias da data da solicitação

O empréstimo consignado é uma das melhores opções de crédito existentes no país. Afinal, pelo fato de o desconto ocorrer diretamente do benefício as condições para contratação são facilitadas e as taxas baixas de verdade.

Saiba mais sobre o consignado aqui

O atendimento deste serviço é realizado à distância, não sendo necessário o comparecimento presencial nas unidades do INSS, a não ser quando solicitado para eventual comprovação. O bloqueio ou desbloqueio do benefício é feito através do Portal Meu INSS, ou pelo celular nas plataformas Android ou iOS.

 

Passo a Passo

Segue abaixo o passo a passo para você realizar a solicitação:

  1. Acesse o Portal Meu INSS e faça seu Login:

 

 

  1. Clique em Agendamento/Solicitações na página inicial e clique em NOVO REQUERIMENTO localizado na parte inferior direita

 

 

  1. Busque pelo serviço: “Bloquear/Desbloquear Benefício para Empréstimo Consignado”

 

 

  1. Avance as telas até que seja solicitado informações sobre o benefício que deseja bloquear

 

 

  1. Preencha os campos solicitados e avance:
    1. Um dos telefones para contato
    2. E-mail (se houver)
    3. Se deseja ou não ser notificado pela Previdência Social (INSS) quando a solicitação for concluída
    4. O número do benefício que deseja bloquear ou desbloquear
    5. Responda se você é o titular, Representante Legal ou Procurador. Caso não seja o titular, você deve utilizar os campos de Anexo para comprovar a sua relação com o beneficiário. Fique atento caso a solicitação exija posteriormente cumprir com alguma documentação adicional
    6. Escolha qual a ação que deseja fazer: bloquear ou desbloquear o benefício para empréstimo consignado

Apesar de ter opção para anexo de documentos, saiba que não é exigido anexar qualquer documentação para o bloqueio ou desbloqueio de benefícios previdenciários

 

 

  1. Escolha a Agência da Previdência Social que mantém o seu benefício e clique em Avançar.

Para escolher a Unidade, você pode fazer uma busca pelo CEP, Cidade e Estado ou permitindo acesso a localização atual.

 

 

  1. Um resumo da solicitação será fornecido. Leia e confira as informações e role até o final da página e marque a opção de “Declaro que li e concordo com as informações acima”

 

 

  1. Uma mensagem no topo da tela informará que a Solicitação foi concluída com Sucesso.

 

Como consultar a solicitação?

Para consultar o andamento da solicitação é preciso ir para tela inicial do Portal Meu INSS e clicar em Agendamento/Solicitações novamente, e procurar pelo Atendimento que você requereu.

Estando com o status CONCLUÍDA clique no ícone da Lupa para saber qual foi a conclusão que a Previdência Social retornou.

Se os dados fornecidos estiverem corretos poderá ter uma das respostas conclusivas abaixo.

  • RECUSADO: Caso o seu benefício seja recente e não tenha completado os dias necessários para o desbloqueio, aparecerá a seguinte mensagem:

Prezado(a),
Seu requerimento foi concluído, nos termos da Instrução Normativa nº 28/2008.
O benefício não foi desbloqueado para realização de empréstimos consignados.
Motivo:
Desbloqueio para empréstimo não permitido(a)! Benefício encontra-se bloqueado pela concessão.

 

  • RECUSADO: Casos em que o seu benefício já se encontra no status que requereu, ou seja, se pediu desbloqueio e ele já estava desbloqueado:

Prezado(a),
Seu requerimento foi concluído, nos termos da Instrução Normativa nº 28/2008.
O benefício não foi desbloqueado para realização de empréstimos consignados.
Motivo:
Não é possível enviar a mesma situação do bloqueio de empréstimo. Situação atual: NÃO.

 

  • APROVADO: Desbloqueio ou bloqueio concluído com sucesso

Prezado(a),
Seu requerimento foi concluído com sucesso, nos termos da Instrução Normativa nº 28/2008.
O benefício encontra-se desbloqueado para realização de empréstimos consignados.

 

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1 Comentário

  1. Nara rejane da silva disse:

    Eu fiz o desbloqueio dia 25 apareceu benefício desbloqueado hoje do 28 aparece essa mensagem Prezado(a),
    Seu requerimento foi concluído, nos termos da Instrução Normativa nº 28/2008.
    O benefício não foi desbloqueado para realização de empréstimos consignados.
    Motivo:
    Não é possível enviar a mesma situação do bloqueio de empréstimo. Situação atual: NÃO.

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