Copom reduz taxa Selic para 2% ao ano

Carência de até 90 dias aprovada nos Empréstimos para Beneficiários INSS
6 de agosto de 2020
Prova de vida: como fazer em épocas de pandemia?
10 de agosto de 2020
Exibir tudo

Copom reduz taxa Selic para 2% ao ano

O Comitê de Política Monetária (COPOM), órgão formado pelo Banco Central do Brasil (BCB) e Ministério da Economia, decidiu por unanimidade a redução pela nona vez consecutiva, em 0,25 ponto porcentual na taxa básica de juros do país: a Taxa Selic. Com a redução a taxa passa de 2,25% para 2% ao ano. É a menor taxa Selic de toda série histórica do Copom, iniciada em junho de 1996.

A taxa Selic é um importante instrumento regulador da economia do país e é utilizada principalmente como uma arma para controlar a inflação. Na prática, quando a inflação esta alta, a taxa Selic também acompanha, e vice versa.

Com taxa Selic alta, os juros cobrados pelos bancos tendem a subir, encarecendo o crédito e freando o consumo. No entanto, o cenário atual é totalmente o contrário. Afinal, com a pandemia do coronavírus, a atividade econômica caiu muito no Brasil, e a redução novamente da Selic vem para estimular mais a economia, estimulando o crédito e o consumo.

Em resumo, a ideia da Selic é aquecer ou desaquecer a economia para atingir a meta da inflação, e assim, sustentar o consumo, a manutenção do emprego e renda, e a sobrevivência e expansão das empresas e seus negócios.

A redução da Selic também afeta diretamente as aplicações financeiras como a poupança e investimentos de baixo risco como a renda fixa. Nesse cenário, investidores preferem se expor mais ao risco, como o da renda variável. Já em épocas de Selic alta, como as vistas em 2016, a garantia da renda fixa acaba sendo uma boa opção. A Selic em outubro de 2016 era de 14,25% ao ano.

Logo após o anúncio da redução para 2% ao ano da Selic, bancos como Banco do Brasil e Itaú já anunciaram queda em algumas de suas linhas de crédito. O momento atual é favorável para quem deseja tomar um empréstimo pessoal ou realizar um financiamento. Renegociar antigos empréstimos contratados em épocas de Selic em alta, obtendo as condições de taxa atuais, também é uma boa alternativa para fazer melhores negócios.

 

Precisando contratar um consignado?

Nós da CredExpress Empréstimos somos correspondentes bancários de diversas instituições financeiras que operam com o crédito consignado para diversos órgãos do país.

Nós podemos te ajudar a contratar seu crédito consignado de maneira fácil, segura e 100% online.

Compare agora com nossos especialistas as propostas de empréstimo de diferentes bancos e escolha a que é melhor para você.

Simular meu consignado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *