Como se alimentar bem mesmo em quarentena

Varizes: complicações e como tratar
7 de junho de 2020
Tudo que você precisa saber sobre Empréstimo Consignado
8 de junho de 2020
Exibir tudo

Como se alimentar bem mesmo em quarentena

Chegando mais um início de semana e você se perguntando mais uma vez qual vai ser o cardápio dos próximos dias para vencer a agitada agenda do home office? Separamos algumas dicas que vão te ajudar a manter sua alimentação saudável em épocas como as que estamos vivendo, em meio a pandemia provocada pelo novo coronavírus.

A quarentena foi a solução encontrada por diversos locais no país e no mundo para controlar a disseminação da doença. Muitos dos que trabalham passaram a fazer home office, e com isso, a rotina das pessoas precisou mudar principalmente quando comer em casa já não é mais uma opção. Conciliar compromissos, filhos, pais idosos e ainda uma alimentação saudável pode parecer tarefa difícil, mas cuidar do que comer é ainda mais importante no combate à pandemia.

Sabemos que não existem alimentos milagrosos que curem ou evitem a COVID-19, porem hábitos saudáveis como comer e dormir bem ajudam a manter a boa imunidade, deixando o corpo menos susceptível a contaminações.

Para quem precisa sair de casa e se alimenta em restaurantes, principalmente os a quilo, todo cuidado é pouco quando nos referimos a higiene, afinal, os alimentos ficam expostos e há alta circulação de pessoas. Higienize os pratos e talheres com álcool em gel antes de começar a se servir. Muitos restaurantes disponibilizam uma luva plástica evitando a contaminação das colheres e pegadores da comida, no entanto, o uso não é obrigatório, por isso, higienize as mãos novamente após se servir.

Procure ingerir alimentos de alta densidade nutricional, ricos em vitaminas e minerais. Por isso, inclua-os em sua listinha de alimentos saudáveis. A lista é extensa, e nesse quesito, entra a conhecida tríade fruta, verdura e legume. Opções como laranja, abacaxi e ervas como a salsinha, são ricas em vitamina C e em outros micronutrientes. Sempre que possível faça uso da versão orgânica destes alimentos, afinal, os agrotóxicos competem com os nutrientes pela absorção no intestino.

Já para quem tem o tempo curto para cozinhar, o ovo pode ser usado de diversas maneiras. Até oito unidades de ovo podem ser ingeridas diariamente, sem maiores complicações, afirmam os especialistas. Abuse também dos sucos verdes, que podem ser variados, e quando feitos com couve, limão e gengibre, atingem um excelente teor nutricional.

Para quem foi obrigado a suspender a academia ou restringiu a prática de exercícios físicos, a alimentação também precisa de um novo cardápio. Opte por alimentos de baixo índice glicêmico. Estes alimentos possuem carboidratos mais complexos, e por isso, atingem a corrente sanguínea mais lentamente evitando o acréscimo de gordura corporal. Entram na listinha, a batata-doce, aipim e a mandioquinha.

Evite se alimentar do que é mais prático, como biscoitos, pães e massas, ricos em farinha de trigo. O resultado pode trazer malefícios relacionados a alto colesterol e diabetes.

A higiene é outro ponto importante, dentro e fora de casa. Por isso, a recomendação é higienizar os alimentos logo que chegar do mercado. Soluções de água com vinagre são eficientes na limpeza das hortaliças. E claro, ao cozinhar, procure sempre lavar as mãos antes de ter contato com novos ingredientes.

 

Quer saber mais?

Deixe seu comentário e nós te ajudamos a manter o equilíbrio na sua alimentação durante a quarentena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ATENÇÃO

Prezado Cliente, informamos que NÃO solicitamos aos clientes nenhum tipo de pagamento prévio para análise, concessão ou aprovação de empréstimos. Desconfie de algum pedido com esta natureza!!