Black Friday: cuidados para aproveitar tudo de maneira segura

Confirmado o aumento da margem 5% no sistema Meu INSS
6 de outubro de 2020
Isenção do IOF é revogada antes do tempo
29 de novembro de 2020
Exibir tudo

Black Friday: cuidados para aproveitar tudo de maneira segura

Chegaram as ofertas mais esperadas do ano: é novembro, época dos descontos de Black Friday. E muito além de preço baixo e descontos arrasadores, é necessário tomar alguns cuidados para que a Black Friday não se transforme em Black Fraude.

Com a pandemia de corona vírus todo o mundo das vendas viu uma crescente onda de compras sendo feitas pela internet, e por isso, são grandes as expectativas que este seja a Black Friday mais digital de todas as edições. E com o aumento das vendas online, as tentativas de golpe na Black Friday sempre aumentam neste período.

Uma das práticas mais comuns é a criação de falsos sites “oficiais” de varejo. Sites onde o criminoso cria uma plataforma visual muito semelhante, e até mesmo idêntica ao e-commerce original, e com isso, acaba roubando dados do usuário e até mesmo informações de cartão de crédito.

Confira a seguir algumas dicas para comprar com mais segurança na Black Friday 2020:

 

Muito barato? Desconfie.

Essa é uma das principais iscas: aquele produto dos sonhos, por um preço muito abaixo do mercado!

Desconfie sempre de valores muito abaixo do praticado em outras lojas virtuais concorrentes.

Atrelado ao preço, o criminoso costuma usar a tática de sinalizar que a oferta acabará em instantes, o que acaba persuadindo o usuário a realizar a compra rapidamente sem dar chance de observar indícios de fraude.

Segura a emoção e sempre tome o cuidado de verificar se você está em um site seguro e confiável.

Se for de uma grande rede de varejo, procure ver se o link do site realmente é o oficial da empresa. Se for uma empresa nova, que você nunca tenha comprado, procure ler o que sites como Reclame Aqui estão falando sobre ele.

 

A cilada do boleto

Pagamento apenas por boleto? Desconfie!

Cibercrimes mais comuns são praticados por vendas por “falsos boletos”.

Funciona assim: você acredita que está pagando um boleto pelo produto comprado, mas o que realmente está fazendo é um deposito via boleto na conta do criminoso.

 

Autenticidade do site

Confira sempre a grafia correto do portal visitado. Criminosos costumam enganar a nossa visão com palavras muito próximas dos nomes das lojas oficiais.

Casas Baia, ao invés de Casas Bahia.

PontoFri0 ao invés de Ponto Frio.

Por isso, a dica é sempre conferir a grafia correta do portal visitado e testar o buscador de produtos para aferir a autenticidade do link.

 

Utilize os comparadores de preços

Ficou em dúvida sobre o preço?

Utilize os buscadores de preço como Zoom e Buscapé. Eles sempre lhe darão uma ideia real do valor praticado pelas lojas oficiais.

Uma das facilidades é que esses canais oferecem a possibilidade de criar alertas para quando os preços dos produtos que você deseja baixarem.

 

Informe-se!

Informação nunca é demais antes de fazer uma compra. Por isso, uma alternativa é ligar para os canais de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa e repasse as informações e dúvidas que você tem sobre determinada oferta.

Outra boa dica se você for comprar online é conferir do lado inferior da tela se existe algum ícone de chave ou cadeado. É importante lembrar que nenhum e-commerce solicita a senha do seu cartão.

 

Black do Consignado CredExpress

 Nós da CredExpress estamos preparando a maior black week do consignado, já a partir do dia 23 de novembro.

Prepare-se para taxas de juros ainda mais baixas e premiações em dinheiro!

Fale com a gente em bit.ly/dincred e saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *