Agências da Previdência Social retomam gradualmente atividades em 24 de agosto.

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Agências da Previdência Social retomam gradualmente atividades em 24 de agosto.

O retorno presencial gradual das agências da Previdência Social foi adiado mais uma vez para 24 de agosto conforme a Portaria Conjunta nº 36 da Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Desde o início da pandemia de coronavírus, o calendário da Previdência Social vem sofrendo alterações constantes devido o fechamento de suas Agências para atendimento dos requerimentos que são presenciais. Até dia 21 de agosto o atendimento continua exclusivo por meio dos canais remotos via portal do Meu INSS e Central 135.

Neste primeiro momento, o tempo de funcionamento das agências será parcial, com seis horas contínuas, e atendimento exclusivo somente as segurados e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos, como os agendados pelo canal 135 ou Meu INSS.

Está previsto também a retomada dos requerimentos que não são possíveis de serem feitos remotamente como por exemplo a perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa, reabilitação profissional, justificação judicial e atendimento relacionado ao monitoramento operacional de benefícios.

Cada unidade da Previdência Social do INSS deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva. Portanto, as unidades que não reunirem as condições necessárias básicas e seguras para atender o cidadão continuarão em regime de plantão reduzido.

Por meio do serviço, segurados e cidadãos em geral podem conversar com a assistente virtual e tirar dúvidas sobre perícia médica, extratos, certidões e declarações, entre outros benefícios e serviços do órgão.

A pandemia ampliou os requerimentos que podem ser feitos remotamente principalmente via Meu INSS, como por exemplo, solicitação de aposentadoria, revisão de benefícios, alterações cadastrais, informações de empréstimo e procuração.

Veja abaixo alguns dos requerimentos disponíveis:

  • Pedido de Aposentadorias e CTC e Pecúlio
  • Atualização de Cadastro e Atividade
  • Atualizações para Manutenção do Benefício e outros Serviços como: alterar local ou forma de pagamento, atualização de dados do benefício, atualização de dados do imposto de renda direto na fonte, entre outros
  • Benefício por Incapacidade
  • Desbloqueio/Bloqueio do Benefício para Empréstimo Consignado
  • Recursos e Revisões
  • Entre outros.

Além disso, o INSS lançou sua assistente virtual Helô. Por meio do chat, segurados e cidadãos em geral podem conversar com a assistente virtual e tirar dúvidas sobre perícia médica, extratos, certidões e declarações, entre outros benefícios e serviços do órgão.

 

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